top of page

ARTIGO CIENTÍFICO

A reconfiguração dos ritmos das cidades

Gabriel Gallina e Fabricio Tarouco

Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación Nº 209 - UP Universidad de Palermo, Buenos Aires, Argentina, 2023.

Este artigo discute como as dinâmicas urbanas variam de acordo com fatores locais relacionados à aceleração social. Movimentos como o Slow City questionam o ritmo urbano, especialmente em relação à saúde da população. Propõe-se reflexões sobre ajustes no ritmo das dinâmicas urbanas através de processos criativos, como Urban Design e Placemaking, para interferir e mitigar desequilíbrios e melhorar a qualidade de vida.

ARTIGO CIENTÍFICO

Território desacelerado e sustentável: O posicionamento slow de Socorro/SP

 

Gabriel Gallina e Fabricio Tarouco

SDS 2023 - IX Simpósio de Design Sustentável - UFSC, 2023.

Este artigo destaca a sinergia entre design estratégico, movimento slow city e sustentabilidade urbana, usando Socorro - SP como estudo de caso. Mostra como a cidade incorporou essas abordagens para promover qualidade de vida, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Examina como a valorização da cultura local e a mobilidade sustentável contribuem para o desenvolvimento, enfatizando a importância dessa tríade para o futuro urbano global.

ARTIGO CIENTÍFICO

Estratégias territoriais contemporâneas

 

Fabrício Tarouco e Gabriel Gallina

Revista Territorial - UEG Universidade Estadual de Goiás, 2023.

Este artigo explora o conceito e aplicação das estratégias territoriais na atualidade, notando sua crescente importância em áreas como design, urbanismo e gestão pública. Apresenta sete abordagens distintas, ampliando o tema com definições, conexões e possíveis resultados ao serem implementadas por setores criativos. Analisa conceitos contemporâneos que elucidam a complexidade e aplicação dessas estratégias, oferecendo enfoques variados para contextos urbanos, acompanhados de representações visuais ilustrativas.

ARTIGO CIENTÍFICO

Como aplicar comunicação visual na arquitetura

 

Gabriel Gallina

Revista Arq.Urb - Univ. São Judas Tadeu, 2023.

O artigo discute a importância da comunicação visual em ambientes construídos. Através da lente do Design Gráfico para Ambientes, são apresentadas as três abordagens mais desenvolvidas em projeto: Design para Ambientação, Design para Sinalização e Design para Interpretação. São propostas maneiras para que os arquitetos possam se envolver nessa área e desenvolver habilidades para projetos de comunicação visual em ambientes.

ARTIGO CIENTÍFICO

A metrópole comunicacional 3.0

 

Fabrício Tarouco e Gabriel Gallina

Revista Arq.Urb - Univ. São Judas Tadeu, 2020.

O artigo revisa e atualiza o conceito de metrópole comunicacional, destacando a softwarização das práticas e experiências comunicacionais nas cidades. Além disso, o texto reflete sobre a smartphonização das dinâmicas urbanas e apresenta a Metrópole Comunicacional 3.0, caracterizada pela conexão de cidadãos e cidade através de aplicativos e pela constante atualização dos recursos tecnológicos que a conduzem.

ARTIGO CIENTÍFICO

Porto Alegre Gráfica: levantamento de aspectos gráficos no contexto urbano. 

 

Gabriel Gallina e Fabiano Scherer

9º CIDI - Congresso Internacional de Design da Informação, 2019. 

A pesquisa registra a paisagem urbana e seus elementos comunicacionais e informativos no contexto urbano, usando o Centro Histórico de Porto Alegre como recorte. Estratégias metodológicas foram aplicadas para identificar 13 categorias de registro relacionadas à arquitetura, grafismos e tipografia, permitindo a identificação e documentação da memória e a construção de uma gramática visual da cidade. O registro contribui para compreender a identidade do lugar e refletir sobre o contexto urbano e seus elementos gráficos.

ARTIGO CIENTÍFICO

Experiência do usuário e Design de Sistema Produto-Serviço: Uma reflexão sobre a contribuição da Psicologia Cognitiva.

 

Gabriel Gallina e Filipe Campelo Xavier da Costa

HFD - Human Factors in Design, 2019.

O Design de Sistema Produto-Serviço visa criar ofertas considerando aspectos tangíveis e intangíveis e é importante que o designer leve em conta as necessidades do usuário na tomada de decisões. No entanto, as metodologias existentes para o Design de SPS não tratam de forma objetiva a utilização dos dados do usuário. Este artigo propõe o uso da Psicologia Cognitiva e sua Teoria dos Appraisals para preencher essa lacuna e apresenta o Perfil de Concerns como recurso para traduzir e aplicar adequadamente dados do usuário no projeto.

ARTIGO CIENTÍFICO

Navegando por ambientes construídos: A informação pela Arquitetura e Design.

 

Gabriel Gallina e Marcelo Halpern

InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação , 2018. 

O processo de orientação espacial conhecido como wayfinding é influenciado por fatores internos e externos. Este artigo analisa as dimensões da arquitetura e do design como colaboradores na navegação e orientação do indivíduo, e propõe um instrumento prático para verificar aspectos de wayfinding em ambientes.

ARTIGO CIENTÍFICO

Novas dinâmicas urbanas para a resolução de problemas das cidades: um olhar sobre a Porto Alegre online/offline de hoje. 

 

Gabriel Gallina e Fabrício Tarouco

Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo - USP, 2018.

O artigo analisa novos modelos de engajamento popular e divisão de responsabilidades na resolução de problemas urbanos e sociais que vêm surgindo em cidades contemporâneas, com foco na mobilidade urbana em Porto Alegre. Dinâmicas online, offline e mistas de participação social representadas pelo codesign são observadas como meios de ação criativa, coletiva e colaborativa.

ARTIGO CIENTÍFICO

Decision making: Uma análise sistemática da produção bibliográfica recente sobre tomada de decisão no campo do Design.

 

Gabriel Gallina e Ery Jardim Jr

Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - UnB, 2018.

Este artigo apresenta uma revisão sistemática dos artigos publicados no periódico Design Studies entre 2012 e 2017 que tratam da tomada de decisão no contexto do design. Cerca de 15% dos artigos se dedicam ao tema, com foco na relação com processos projetuais. Além disso, o artigo discute a relação dos achados com as teorias racionalista de Herbert Simon e reflexiva de Donald Schön.

ARTIGO CIENTÍFICO

Hierarquizando prioridades: Um processo para construir diretrizes projetuais a partir do Perfil de Concerns do usuário. 
 

Gabriel Gallina e Filipe Campelo Xavier da Costa

Revista Design e Tecnologia - UFRGS, 2017. 

O artigo destaca a importância de conhecer as necessidades dos usuários para o design. A psicologia cognitiva é reconhecida como uma fonte relevante de informações para o designer. Um recurso útil é o Perfil de Concerns, que identifica e estrutura as necessidades do usuário. No entanto, este recurso não considera a ordem de prioridades do usuário. O artigo propõe a hierarquização do Perfil de Concerns por meio da análise multivariada de dados para identificar o que é mais relevante para o usuário e encaminhar soluções direcionadas às prioridades. A pesquisa sugere que a hierarquização do Perfil de Concerns pode reduzir incertezas durante o processo projetual e trazer novas implicações teóricas e práticas para a pesquisa em design.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A contribuição da hierarquia de concerns para o processo de projeto de sistema produto-serviço

 

Gabriel Gallina

Orientador: Prof. Dr. Filipe Campelo Xavier da Costa

PPG Design - Unisinos, 2017.

Esta dissertação apresenta um estudo sobre a aplicação da Teoria dos Appraisals na criação de um Sistema Produto-Serviço (SPS) mais completo, que leve em consideração as preocupações e predisposições dos usuários. A pesquisa foi realizada em eventos de comida de rua em Porto Alegre usando métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados indicam que a hierarquização dos concerns pode ajudar os designers a criar um SPS mais centrado nas necessidades dos usuários, reduzindo riscos durante o processo de projeto e direcionando um resultado mais positivo.

ARTIGO CIENTÍFICO

O lugar da discussão estratégica e o nivel reflexivo em Design.
 

Gabriel Gallina e Filipe Campelo Xavier da Costa

Revista LOGO - UFSC, 2017. 

O contexto atual tem exigido das organizações um maior discernimento a respeito de sua capacitação estratégica. O artigo trata do papel fundamental do design enquanto articulador da discussão da estratégia nas organizações. É através do design thinking que a lógica do design ganha contornos mais acessíveis para que esta discussão ocorra. Neste sentido, o artigo discute o emprego de cenários através do instrumento Way to Grow, criado pela IDEO, onde o designer assume o perfil de facilitador na condução das organizações pelo deslocamento de níveis de reflexão.

ARTIGO CIENTÍFICO

A cidade inteligente como a fábrica do futuro.
 

Gabriel Gallina, Celso Scaletski e Fabricio Tarouco

12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016.

O artigo reflete sobre a temática das cidades inteligentes, destacando a sua importância como novo paradigma na administração de problemas urbanos. O texto faz um paralelo entre o conceito de fábrica do futuro de Vilém Flusser e a cidade inteligente, apontando que esta última é capaz de produzir conhecimento adequado e aplicável às suas próprias realidades, tornando-se uma fábrica de conhecimento constante.

ARTIGO CIENTÍFICO

Add me as a friend: aplicando personas como instrumento gerador de empatia para aproximar o designer dos usuários de wayfinding design.
 

Gabriel Gallina e Filipe Campelo Xavier da Costa

12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016.

O Wayfinding Design é a disciplina que ajuda o usuário a se localizar em um ambiente. Identificar quem são os usuários é essencial para o projeto, mas muitas vezes não são realizadas pesquisas etnográficas. O estudo de caso apresentado neste artigo aplicou o instrumento Personas em um projeto real de Wayfinding, utilizando redes sociais para criar um elo entre Personas e o designer. Isso é uma contribuição metodológica inovadora para a prática de projetos desta natureza.

ARTIGO CIENTÍFICO

Street Food: Cenários enquanto instrumento dialógico.
 

Gabriel Gallina e Rui Roda

12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016.

O artigo aborda o uso de cenários como instrumento de design estratégico para situações que envolvem espaços públicos urbanos, como atividades de street food. Os cenários são vistos como facilitadores do planejamento e do projeto, tornando compreensível a relação com a cidade e promovendo a convergência de objetivos.

bottom of page